Parlamento Regional Metropolitano realizou 5° Encontro

Evento lançou o Circuito Cultural Metropolitano e a Academia Virtual de Artes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto
Parlamento Regional Metropolitano realizou 5° Encontro

Fotos: Thaisa Coroado

O vereador Mauricio Gasparini (PSDB), promoveu na última segunda-feira, 05 de março, o 5° Encontro do Parlamento Regional Metropolitano. O evento foi realizado na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, e contou com a presença de outros parlamentares da cidade e região, incluindo o deputado estadual Welson Gasparini (PSDB). O objetivo do encontro foi o fomento à cultura, além de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios.

O evento, que recebeu boa presença de público, teve abertura realizada pela ALMA - Academia Livre de Música e Artes. Na oportunidade foi realizada a Solenidade de Posse da Mesa Diretora do Parlamento Regional Metropolitano, além dos lançamentos do Circuito Cultural Metropolitano e da AVARMERP – Academia Virtual de Artes da Região Metropolitana, que levou o professor Antonio Carlos Tórtoro para uma abordagem geral sobre a dinâmica e a interação dos 34 municípios. Participaram também Adriana Silva, que realizou palestra sobre o projeto Circuito Cultural Metropolitano, e Edgard de Castro, ambos representando a Fundação Feira do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. "A Pasta da Cultura é muito sacrificada, por isso resolvemos atuar junto a ela. Queremos levar o fomento da cultura com novas ferramentas não só para Ribeirão, mas também para as cidades da região, que carecem de eventos culturais que envolvam leitura, teatro, dança e outros. Vamos fazer um grande circuito metropolitano neste ano", afirma o vereador Mauricio Gasparini, eleito presidente do Parlamento Metropolitano.

Adriana Silva destaca que a iniciativa agrega pessoas da região que produzem no universo da literatura, reforçando a identidade de cada cidade que integra a região metropolitana de Ribeirão Preto. "Sabe-se muito sobre o município quando se conhece a identidade cultural do local, esse é o objetivo do circuito, que visa colocar pontos comuns em evidência. Temos, inclusive, o projeto de levar a nossa Feira do Livro para ouras cidades da região". Ressalta a presidente da Feira, que ainda conclui, "Temos muito potencial de leitura, pois a última pesquisa do setor nos mostra que 67,7% dos ribeirão-pretanos são leitores. A ideia agora é saber como são os índices de leitura nas cidades da região".

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi criada para ser uma das importantes do estado de São Paulo, com destaque nos setores agrícola, energético e serviços. Maurício Gasparini afirma que o desafio é ajudar na implantação de políticas públicas regionais. "Que possamos firmar projetos e convênios para beneficiar toda a região nas diversas ferramentas que o governo oferece", conclui.

Por Marco Aurélio Tarlá